Prefeitura Municipal de Ibirapuitã-RS

NOTÍCIA

Setembro amarelo: atividades de conscientização são organizadas em Ibirapuitã

O mês de setembro é marcado pela conscientização de valorização da vida e prevenção ao suicídio. O suicídio nunca tem uma causa única e isolada. O que se costuma atribuir como causa de um suicídio, é a expressão final de um processo de crise vivido pela pessoa, que deseja livrar-se de um sofrimento para o qual não está encontrando saída. Por isso, quem se decide pela morte necessita ser acolhido, escutado, respeitado.

Nesse sentido, durante o mês de setembro a equipe de referência técnica do Centro de Referência da Assistência Social de Ibirapuitã programou várias atividades com os grupos de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV que aconteceram na sede do CRAS, com o objetivo de refletir como as pessoas estão lidando com suas dores e emoções, e o quanto valorizam a vida pessoal e dos outros.

A psicóloga Jéssica Natália Canelo participou nos grupos do PAIF de Mulheres Beneficiárias do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada - BPC que aconteceram no CRAS e no Bairro Horizonte.

Uma atividade intitulada como “Projetos de Vida – Todo dia, novas perspectivas”, abordou temas e esclareceu assuntos referentes ao suicídio e depressão, onde a informação é a maior aliada para tratar deste assunto tão delicado e, ao mesmo tempo, importante para o bem estar, individual e coletivo, entregando um laço amarelo, símbolo da campanha “Setembro Amarelo”.

Num segundo momento a psicóloga entregou uma folha para cada participante com a seguinte frase: “Falar é a melhor solução, e viver é a melhor opção”, e com um espaço para responder a frase “Meu projeto de vida é...” o qual cada uma deveria escrever algum sonho, plano ou algo a realizar ainda neste ano.

Para Jéssica, essa proposta teve a finalidade de motivar alguma mudança nos padrões de comportamento e instigar os potenciais de vida de cada participante, sempre com o intuito de valorizar a vida.