O clima de Ibirapuitã varia frequentemente. É subtropical. Apresenta uma temperatura média de 18ºC, com uma precipitação pluviométrica anual de 1.700mm. Apresenta invernos muito frios e chuvosos, com geadas nos meses de Junho e Julho. O verão é suave, com chuvas passageiras

A forma predominante de Relevo da Região Sul é a de Planaltos, tendo como linhas básicas a Serra do Mar e a Serra Geral, que se subdividem em inúmeras serras menores.
Ibirapuitã localiza-se no final da Serra do Botucaraí, dentro do Planalto Médio. Seu solo é argiloso com derramamentos basálticos, com partes planas e suaves planaltos.

Os rios que correm no município de Ibirapuitã não são muito grandes. No verão, a quantidade de água diminui, no entanto no inverno, com a grande precipitação pluviométrica, os mesmos sofrem enchentes.

Os rios principais são:

Ao Norte do Município, fazendo divisa com Tio Hugo e Ernestina, o Rio Jacuí, onde está localizada a Barragem de Ernestina. Rio Povinho separando Nicolau Vergueiro do município de Ibirapuitã.

O Arroio Porongo é a divisa entre o Município de Soledade e Ibirapuitã. Ainda a outros rios existem cortam o Município, tais como: Arroio Lambedor, Arroio Quebra Dentes, Arroio Caneleira, Arroio Passo da Laje, Arroio Segredo, Arroio Camargo, Arroio Roberto, Arroio das Cuias, Arroio Restinga e outros. O Arroio Camargo faz divisa do Município de Ibirapuitã com o Tio Hugo.

A vegetação do Município de Ibirapuitã apresenta-se variável. Os tipos de vegetação são os seguintes: Zona da mata que é caracterizada por árvores de pequeno e médio porte. Existe abundância de madeiras de pinho e plantio de erva mate e eucalipto Zona de campo. Predominam as gramíneas em geral, evidencia lavouras de pastagens artificiais.

A vegetação está bastante descaracterizada devido à mecanização agrícola e o desmatamento de muitas áreas. Dentre poucas matas que ainda restam, destaca-se a Mata de Pinhos (araucárias), onde se sobressai o pinheiro do Paraná e a erva-mate, espécie que permite intensa atividade extrativa.

Compartilhe!