Prefeitura Municipal de Ibirapuitã-RS

NOTÍCIA

A Semana Farroupilha seguiu num clima alegre e acolhedor cheio de atividades no município de Ibirapuitã

No dia 13 de setembro, teve início a abertura da Semana Farroupilha com o acendimento da Chama no túmulo do homenageado in memóriam (JOÃO SELVINO SALAMONI) e no dia 14 houve festividade durante o dia todo por conta do casal homenageado em vida (MILTON E NEIVA CEOLAN) que recepcionaram os cavalarianos em seu sítio “Espelho D’água”, na comunidade de Santos Vaz, interior do município. Após o almoço, os homenageados e família acompanhados por cavalarianos seguiram para a sede do CTG Seiva Pampeana para receber as homenagens.
No interior do município, também aconteceram festividades alusivas a Semana Farroupilha. Na Comunidade do Passo da Lage no GAN Tropeiro Velho foi homenageado in memórian (ALTAIR PEDRO GUERRA) e em vida o casal (RAUL FERNANDES PADILHA E HELENA DOS SANTOS PADILHA). Também no dia 18 de setembro houve a Missa Crioula celebrada pelo pároco Pe. Dino Ciotta no CTG Seiva Pampeana.
As festividades em homenagem aos tradicionalistas e aos homenageados das entidades tiveram sequência até dia 20 de setembro, quando aconteceu um grande desfile de encerramento com extinção da Chama Crioula.

A Semana Farroupilha deste ano trouxe como:
- Tema anual MULHER GAÚCHA - 70 anos de Inclusão no Tradicionalismo Organizado, suas conquistas e participações.
- Tema da Semana: VIDA E Obra de Paixão Côrtes- historiador; radialista e pesquisador da tradição gaúcha. Serviu de modelo para a Estátua do Laçador;
- O Patrono dos Festejos Farroupilhas deste ano é César Oliveira – cantor, compositor e batalhador na cobrança de atitudes de fomento às tradições do Rio Grande.