Prefeitura Municipal de Ibirapuitã-RS

NOTÍCIA

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ibirapuitã, emite aviso para foco de morcego hematófago no Município

 Produtores relatam a aparição de bovinos da propriedade  com lesões na região da cernelha, atrás da orelha, nas regiões percutâneas, semelhantes à mordida de morcego.

 

 Na última sexta-feira, 02 de julho, um produtor entrou em contato com a Secretaria de Agricultura relatando o fato. O Secretário e acadêmico de Medicina Veterinária, Maicon Scherner, esteve na propriedade onde identificou a lesão feita por um suposto morcego. Imediatamente Maicon informou a Inspetoria Veterinária de Soledade-RS, que se deslocaram até a propriedade, onde foi feito a coleta de material para análise, que irá identificar se o animal havia contraído a Raiva ou não, pois mediante sinais clínicos anteriores conforme relata o produtor, o animal não apresentou sinais característicos da doença, embora tenha vindo a óbito na manhã da sexta-feira.

 

Ressaltamos aos produtores rurais, que é importante que se atentem a possíveis casos semelhantes e informem a Secretaria de Agricultura do município.

 

 Lembrando que é preciso somente informar o setor competente, não irá acarretar intervenção de propriedade, somente serão analisados os animais. 

 

Também recomendamos a vacinação para raiva, pois o custo por dose da vacina é de menos de R$ 2,00. 

 

A Raiva causa grandes perdas econômicas na pecuária e oferece risco para as pessoas. Por isso é de extrema importância a detecção e a informação aos órgãos competentes, bem como a vacinação do rebanho.

 

Para maiores informações entre em contato com a Secretaria de Agricultura, de segunda a sexta-feira das 07h às 13h pelo telefone (54) 3380-1838.

 

Fotos: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente


Galeria de fotos