As festividades de 36 anos de Ibirapuitã foram celebradas na última sexta-feira, 15 de dezembro. Durante o dia, diversas atividades envolveram e animaram a população, mas a noite foi marcada por inaugurações significativas e um Show Baile emocionante com Rogério Magrão & Banda.

As celebrações noturnas tiveram início com apresentação cultural pela invernada juvenil do CTG Seiva Pampeana, proporcionando uma imersão na rica cultura gaúcha.

Em um ato oficial na Praça Municipal, o Prefeito José Nicolodi Provenci, o Vice-prefeito Jaime Martovicz, o Presidente da Câmara de Vereadores Fermino Antonio Gomes, demais vereadores, a Engenheira da Prefeitura Regina Schena, a Assessora de Arquitetura e Engenharia da Prefeitura Natalia Togni, Secretários Municipais, as soberanas - Rainha Sabrina Manoela Kuhn e princesas Cristiele Sebben e Bruna Duarte Barbosa, autoridades regionais, estaduais e federais, incluindo o Deputado Federal Luiz Carlos Busato, o Deputado Estadual Dirceu Franciscon, e o Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann e o representante do Secretário Estadual de Turismo Volmar Telles do Amaral marcaram presença. A população local e regional também participou em peso.

Durante a solenidade, foi inaugurada a cobertura da Praça Thomaz da Silva Portella e a pavimentação asfáltica da Av. Borges do Canto. O momento foi marcado por discursos emocionados, ressaltando o empenho e a parceria entre as esferas governamentais para viabilizar essas importantes obras.

O Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, expressou o compromisso contínuo do Governo do Estado em contribuir para o crescimento de Ibirapuitã, destacando que obras como essas são prioritárias para o desenvolvimento local.

O Deputado Luiz Carlos Busato reforçou sua longa relação com o município, ressaltando os mais de 15 anos de destinação de recursos significativos para Ibirapuitã. O Deputado Estadual Dirceu Franciscon também expressou sua alegria em contribuir para o progresso da cidade.

Fermino Gomes, Presidente da Câmara de Vereadores, enfatizou o dever dos políticos em trabalhar pelo bem da população, agradecendo o apoio dos deputados na concretização das obras. Ele também destacou as ações da Câmara, incluindo a devolução antecipada de recursos ao município para investimentos em diversas áreas e atividades, como o show de Rogério Magrão & Banda.

O Vice-prefeito Jaime Martovicz enalteceu o esforço conjunto para as conquistas, enquanto o Prefeito Provenci expressou sua alegria por inaugurar obras tão relevantes no aniversário da cidade, agradecendo especialmente aos Deputados Busato e Franciscon.

Após a cerimônia oficial, a comunidade desfrutou de um Show Baile espetacular patrocinado pela Câmara de Vereadores, com Rogério Magrão & Banda, encerrando as festividades de maneira memorável. O evento reforçou o espírito de união e progresso que caracteriza Ibirapuitã.

SOBRE AS INAUGURAÇÕES

No coração do município de Ibirapuitã, duas transformações significativas moldaram não apenas o cenário urbano, mas também o espírito da comunidade. A concretização dessas obras tornou-se possível graças à determinação da Administração 2021/2024, em colaboração com o incansável empenho do então Secretário Luiz Carlos Busato, responsável por coordenar o Programa Pavimenta do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A Avenida Borges do Canto, antes testemunha de buracos e desafios, agora ostenta um novo brilho, resultado de um investimento total de R$ 999.256,54. Desse montante, R$ 849.368,06 foram alocados pelo Governo do Estado, enquanto a Prefeitura de Ibirapuitã contribuiu com uma contrapartida de R$ 149.888,48. Mais do que uma simples pavimentação asfáltica, esta obra representa uma elevação na autoestima da comunidade ibirapuitense, proporcionando não apenas uma infraestrutura renovada, mas também a promessa de um futuro mais promissor.

Além disso, a Praça Central Thomaz da Silva Portella, agora coberta, testemunha a materialização de mais uma visão transformadora. Com um investimento total de R$ 754.015,14, sendo R$ 666.753,49 provenientes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e R$ 87.261,65 provenientes dos recursos próprios da Prefeitura de Ibirapuitã, e contou com o empenho e a dedicação do então Secretário Estadual do Turismo, Ronaldo Santini e do Deputado Estadual Dirceu Franciscon, que acompanhou a liberação do recurso junto ao Governo do Estado e contribuiu na elaboração do projeto e acompanhamento do mesmo, a praça se tornou um espaço de convívio aconchegante para a comunidade. Essa intervenção não apenas embeleza o centro da cidade, mas também reforça o compromisso da administração local com o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos ibirapuitenses.

Assim, estas duas importantes obras não apenas deixam sua marca física na paisagem urbana de Ibirapuitã, mas também simbolizam a capacidade de transformação e progresso quando comunidade, governo e lideranças trabalham juntos para construir um futuro mais sólido e promissor.

Data de publicação: 18/12/2023