Seguindo as orientações e definições do Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde e da Secretaria de Saúde do RS, divulga à comunidade orientações e comunicados relacionados ao enfrentamento do Coronavírus (COVID 19).

Confira nesta página as informações, perguntas e respostas, oficiais e seguras, disponibilizadas pelo Comitê, além das demais informações relacionadas a busca por atendimento e cuidados para a prevenção.

CORONAVIRUS (COVID-19)

SOBRE A DOENÇA

COVID-19 é uma nova doença que pode afetar seus pulmões e vias aéreas. É causado por um vírus chamado coronavírus. Foi descoberto em dezembro de 2019 em Wuhan, Hubei, China.

Sinais comuns de infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.

As recomendações padrão para impedir a propagação da infecção incluem lavagem regular das mãos, cobertura de boca e nariz ao tossir e espirrar, cozinhar bem a carne e os ovos. Evite contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, como tosse e espirros.

COMO O CORONAVIRUS SE ESPALHA
TRANSMISSÃO DE COVID-19

Por ser uma doença nova, não sabemos exatamente como o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Vírus semelhantes estão espalhados em gotículas de tosse.

Pessoa a pessoa se espalhou como contato próximo com infectados

Pensa-se que o coronavírus se espalhe principalmente de pessoa para pessoa. Isso pode acontecer entre pessoas que estão em contato próximo.

Tocar ou entrar em contato com superfícies ou objetos infectados

Uma pessoa pode contrair COVID-19 tocando em uma superfície ou objeto com o vírus e, em seguida, tocando sua própria boca, nariz ou possivelmente seus olhos.

Gotas que da pessoa infectada tossem ou espirram

Pensa-se que o coronavírus se espalhe principalmente de pessoa para pessoa. Isso pode acontecer entre pessoas que estão em contato próximo.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO COVID-19?
SINTOMAS DO CORONAVÍRUS

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarréia. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Além disso, os sintomas podem aparecer 2-14 dias após a exposição.

Febre

Febre alta - significa que você sente calor ao tocar no peito ou nas costas (não é necessário medir a temperatura). É um sinal comum e também pode aparecer em 2 a 10 dias, se você foi afetado.

Tosse

Febre contínua - isso significa tossir muito por mais de uma hora ou 3 ou mais episódios de tosse em 24 horas (se você costuma tossir, pode ser pior que o normal).

Falta de ar

Dificuldade em respirar - cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebem COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar ou falta de ar.

Fique em casa e chame seu médico: se você acha que foi exposto ao COVID-19 e apresenta febre e quaisquer sintomas, como tosse ou dificuldade em respirar, ligue para o seu médico o mais rápido possível para aconselhamento médico.

COMO SE PROTEGER?
PREVENÇÃO E ACONSELHAMENTO

Atualmente, não há vacina para prevenir a doença de coronavírus 2019 (COVID-19). A melhor maneira de prevenir doenças é evitar ser exposto a esse vírus. Fique atento às informações mais recentes sobre o surto de COVID-19, disponíveis no site da OMS e por meio de sua autoridade nacional e local de saúde pública.

Lave as mãos frequentemente

Limpe suas mãos regularmente e completamente com um esfregão à base de álcool ou lave-as com água e sabão por pelo menos 20 segundos.

Manter o distanciamento social

Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Se você estiver muito perto, tenha chance de ser infectado.

Evite tocar no rosto

As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar vírus. Assim, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca e podem deixá-lo doente.

Pratique a higiene respiratória

Mantenha uma boa higiene respiratória, pois cobre a boca e o nariz com o cotovelo ou o tecido dobrado ao tossir ou espirrar.

Tome medidas para proteger outras pessoas

  • Fique em casa se estiver doente – fique em casa se estiver doente, exceto para obter assistência médica.
  • Cubra a boca e o nariz – com um lenço de papel quando tossir ou espirrar (jogue tecidos usados ​​no lixo) ou use a parte interna do cotovelo.
  • Use uma máscara facial se estiver doente – você deve usar uma máscara facial quando estiver perto de outras pessoas (por exemplo, compartilhando um quarto ou veículo) e antes de entrar no consultório de um médico.
  • Limpe e desinfete as superfícies frequentemente tocadas diariamente – isso inclui telefones, mesas, interruptores de luz, maçanetas, bancadas, pegas, mesas, banheiros, torneiras e pias.
  • Limpe as superfícies sujas – use detergente ou sabão e água antes da desinfecção.
  • Mantenha-se informado sobre a situação local do COVID-19 – obtenha informações atualizadas sobre a atividade local do COVID-19 junto às autoridades de saúde pública.
  • Lixeira forrada e dedicada – se possível, dedique uma lixeira forrada para a pessoa doente. Use luvas ao remover sacos de lixo e ao manusear e descartar o lixo.

TENHA CUIDADO E MANTENHA-SE SEGURO
TRATAMENTO PARA CORONAVÍRUS

Até o momento, não há vacina nem medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar o COVID-2019 No entanto, as pessoas afetadas devem receber cuidados para aliviar os sintomas. Pessoas com doenças graves devem ser hospitalizadas. A maioria dos pacientes se recupera graças aos cuidados de suporte.

Antibióticos não ajudam, pois não funcionam contra vírus. O tratamento visa aliviar os sintomas enquanto o corpo luta contra a doença. Você precisará ficar isolado, longe de outras pessoas, até se recuperar.

Cuidados pessoais

Se você tiver sintomas leves, fique em casa até se recuperar. Você pode aliviar seus sintomas se:

  • Descanse e durma
  • Continue quente
  • Beba bastante líquido
  • Use um umidificador de ambiente ou tome um banho quente para ajudar a aliviar a dor de garganta e tosse

Tratamentos médicos

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico imediatamente. Ligue com antecedência e informe o seu médico sobre qualquer viagem recente ou contato recente com viajantes.

O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER
PROTEJA-SE!

A melhor coisa que você pode fazer agora é planejar como adaptar sua rotina diária. Tome algumas medidas para se proteger, pois limpe suas mãos frequentemente, evite contato próximo, cubra tosses e espirros, limpe as superfícies usadas diariamente etc. A melhor maneira de prevenir doenças é evitar ser exposto a esse vírus.

Compartilhe!