A reunião foi uma iniciativa do Vereador Josil Morais, onde se manifestou referente ao assunto na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores destacando a situação da via e frisou que iria em busca da audiência convidando demais lideranças da região.

Uma comitiva formada por lideranças dos municípios de Ibirapuitã, Tio Hugo e Nicolau Vergueiro se reuniu na tarde desta sexta-feira (08/03) com o diretor-geral do DAER-RS, Luciano Faustino, em Porto Alegre. A pauta principal do encontro foi a situação precária da VRS-810, que liga os três municípios.

Preocupados com o estado da via, agravado pelas chuvas recentes, os representantes das comunidades solicitaram providências urgentes para garantir a segurança de motoristas, passageiros e pedestres. O trecho entre Ibirapuitã e Tio Hugo apresenta buracos, erosões e falta de sinalização adequada, o que dificulta a locomoção e coloca em risco a vida de quem trafega pela região.

Sensibilizado com as demandas apresentadas, Faustino anunciou que a obra de recuperação total do asfalto no trecho entre Ibirapuitã e a divisa com Tio Hugo estará em processo de licitação e a previsão é que a licitação seja concluída em abril. A obra de colocação da camada de asfalto que falta deverá acontecer ainda no primeiro semestre deste ano de 2024 e que até lá, operações tapa-buraco serão realizadas sempre que necessário para garantir a segurança de todos e preservar a base asfáltica existente.

Outras reivindicações atendidas

Além da recuperação do asfalto, outras reivindicações das lideranças foram atendidas. A sinalização do asfalto entre Ibirapuitã e Nicolau Vergueiro será melhorada, e através de uma parceria entre os municípios e o DAER, será realizado o serviço de roçada na beira do asfalto.

Asfaltamento entre Nicolau Vergueiro e Marau

Outro assunto debatido na reunião foi a obra de asfaltamento entre os municípios de Nicolau Vergueiro e Maraus. O projeto ainda está em fase de elaboração, mas representa um sonho antigo da comunidade regional.

Agradecimentos

As lideranças que participaram da audiência agradeceram imensamente o DAER pela atenção e o empenho em solucionar os problemas da VRS-810. Também agradeceram ao Assessor do Governador Eduardo Leite, Mateus Wesp, que agendou a audiência e possibilitou o diálogo entre as partes.

Participaram da audiência:

• Representando Ibirapuitã:
    • Prefeito José Nicolodi Provenci
    • Vice-Prefeito Jaime Martovicz
    • Vereador Josil Morais

• Representando Tio Hugo:
    • Vice-Prefeito Geder Follmer
    • Vereadores Estevão Pissolatto e Delcio Wiedthauper

• Representando Nicolau Vergueiro:
    • Vice-Prefeito Delmar Diehl
    • Secretário da Agricultura Daniel Welter