Em 1926, iniciam-se os trabalhos de construção dos 75 Km de estradas que liga o Município de Soledade a Passo Fundo. Prestando serviços ao município de Soledade na cobrança de impostos, na zona rural, o Senhor Sebastião José da Rosa, observou a paisagem no final da Serra do Botucaraí e agradou-se da mesma e começou então a planejar, povoar esta terra, tornando-o distrito de Soledade, desmembrando-o do município de Camargo que nesta época pertencia ao Município de Soledade.

O Senhor Sebastião José da Rosa, fundador de Ibirapuitã, no ano de 1928 recorreu ao Intendente Municipal de Soledade Dr. Álvaro Rodrigues Leitão para que fosse autorizada a sua fixação neste local. Então em 16 de Janeiro de 1928 pelo Ato no. 40 foi criado o décimo primeiro (11o) distrito de Soledade onde as terras pertencentes a Ibirapuitã formavam o sub distrito de Mormaço.
Em 08 de Março de 1948, Olmiro Ferreira Porto, prefeito de Soledade, leva a categoria de distrito o sub-distrito de Mormaço com a denominação de Ibirapuitã, pela Lei no. 21.

O local onde começou a ser povoado era chamado de “Posse Terres”, pois as terras eram de propriedade do Senhor Tertuliano Ferreira Terres. O direito das terras passou a pertencer ao município de Soledade e em 1956, o Governador Ildo Meneguetti incorporou aproximadamente noventa e dois hectares (92 ha.) de terra à Sede do Distrito de Ibirapuitã.

O prefeito de Soledade Osvaldo Vieira, em 18 de Dezembro de 1957, autoriza a Urbanização a Vila de Ibirapuitã, sede do 9º Distrito do Município de Soledade pela Lei no 431/54 e pela Lei 1294/75.

Em 1975 Ibirapuitã tornou-se o 3o Distrito de Soledade pela nova divisão administrativa do Município realizada pelo Prefeito Bel. Rui Ortiz. Durante a gestão do prefeito Ivo José Stein, Ibirapuitã é elevado à categoria de 2o Distrito de Soledade em 23 de Outubro de 1979, pela Lei no 1505/79, onde também estabelece as divisas territoriais dos Distritos de Soledade. Conforme Lei no. 8486 de 15 de Dezembro de 1987 é criado o Município de Ibirapuitã, durante a administração Estadual do Governador Pedro Simon e na gestão do então Prefeito Municipal de Soledade Dr. Olavo Sebastião Lautert Walendorf.

Origem do Nome

Em 1926, surge entre o pequeno número de moradores o primeiro nome dado a esta localidade: “Bela Vista”, justificando-se pela bela paisagem que este local oferecia.
Mais tarde passou a chamar-se “Sede Nova”, devido ao crescimento populacional.

A partir de 1935, o professor Jorge Simão Dipp juntamente com os demais moradores escolheram um novo nome, que seria “Flores da Cunha” em homenagem ao Interventor do Rio Grande do Sul Antônio Flores da Cunha.

Quando Flores da Cunha foi informado que seu nome fora escolhido para o distrito, entrou imediatamente em contato com o Governo Municipal de Soledade, o Intendente Municipal Campos Borges, pedindo que o nome fosse trocado, pois já existir um outro local com a mesma denominação. Porém, na mesma oportunidade Dr. Flores da Cunha sugere o nome de Ibirapuitã para o distrito. Justificou este nome devido na revolução de 1923, às margens do rio Ibirapuitã, afluente do Ibicuí, em Alegrete ter travado a mais sangrenta batalha de sua vida onde foi vitorioso e que também perdeu o seu irmão Guilherme Flores da Cunha.

Conforme a sugestão de Flores da Cunha, o professor Jorge Simão Dipp começa a introduzir o nome em suas aulas, inicialmente era muito pouco usado. Somente a partir de 1948 as populações, assim como as autoridades começam a usar o nome de Ibirapuitã.

Ibirapuitã é um nome indígena e é formado de três palavras:

  • Ig = rio ou arroio;
  • Mbira = madeira;
  • Pitã = vermelha.

Etimologicamente, ibirapuitã significa “Arroio da Madeira Vermelha”.

Pelo Decreto no 669/79 o Prefeito Bel, Rui Ortiz estabelece a correta ortografia oficial ao nome de Ibirapuitã que era escrito: Ibirapuitan, substituindo o “n” final por “ã” em 1º de abril de 1976.

Povoamento

Inicialmente, somente a zona rural era povoada e a distância de uma residência a outra era de aproximadamente três a cinco Km. Por volta de 1927, a sede de Ibirapuitã contava com três residências: Sebastião José da Rosa, Antônio Taquariano e Osório Aguirre. Além dos primeiros moradores da sede do distrito, cita-se: Vicente José de Lima, Franquilim Ferreira Terres, João Pedro Senger, Jorge Simão Dipp, Jacob Graeff.entre outros.

A partir de 1930 foi mais rápido o povoamento da sede de Ibirapuitã, isto porque ali se formou um centro colonial com várias oportunidades de investimento através da extração de madeira, agricultura e pecuária. Observa-se que os povoamentos na sua maioria são provenientes do Alto Taquari, que para Ibirapuitã se deslocam buscando melhores condições de vida. 

Compartilhe!